I Simpósio Internacional do
Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia
Prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimento dos vínculos e efetividade do cuidado.
O nascimento de um filho prematuro é um processo extremamente complexo para os pais e também para a família extensiva. O fato de não poder ficar com o bebê logo que ele nasce e, por vezes, somente conhecê-lo na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal, tendo que dividir seu cuidado com os profissionais de saúde, pode dificultar a formação do vínculo entre os pais e o bebê, vinculação que é imprescindível para que ocorra a efetividade do cuidado ao prematuro.
Sob essa ótica, é fundamental que as equipes de saúde das Unidade de Cuidados intensivos e Semi Intensivos Neonatal consigam realizar ações que estimulem o estabelecimento do vínculo entre a díade pais e prematuros, realizando ações que estabeleçam o contato precoce e facilitem o processo pelo qual estão passando.
Nessa perspectiva, o I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia - Prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimento dos vínculos e efetividade do cuidado, busca fomentar discussões e reflexões sobre a importância da criação do vínculo afetivo entre os pais e o prematuro e o papel da equipe das Unidade de Cuidados intensivos e Semi Intensivos Neonatal nesse processo.
Para atingir essas reflexões e discussões as palestras e mesas redondas do evento tem o objetivo de:
Discutir acerca dos desafios, possibilidades e propostas para o cuidado integral nas Unidade de Cuidados intensivos e Semi Intensivos Neonatal com base na comunicação em saúde.
Discutir acerca da importância de fomentar a tecelagem do vínculo entre o prematuro e os pais, buscando formas de ampliar a interação na hospitalização e após.
Compartilhar experiências de articulação das redes de atenção à saúde e do acompanhamento do prematuro após a alta-hospitalar (experiências locais e internacionais).
Fomentar a discussão acerca da participação materna no cuidado ao neonato prematuro em ventilação mecânica, visando ampliar a compreensão acerca do tema e sensibilizar os profissionais na inserção da mãe nesse cuidado.